Cada vez mais se ouve falar nas formas de se reduzir a quantidade de papel nas empresas e seus mais diversos setores.
O conceito paperless, já faz parte do cotidiano de muitas corporações que desejam não apenas diminuir a papelada mas também ter uma maior otimização em relação aos processos relacionados com a gestão documental.
Existem diversas maneiras e métodos de diminuir a produção e volume de documentos físicos armazenados dentro de uma empresa. Uma dessas maneiras é o processo de microfilmagem de documentos.
Nesse artigo você irá entender melhor sobre o que é esse processo e quais são as vantagens de investir nessa tecnologia.
O que é Microfilmagem?
A microfilmagem é um método utilizado para gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos através de um processo fotográfico.
Nesse processo o volume e o tamanho dos arquivos são reduzidos significativamente, o que torna a microfilmagem um método eficiente e prático para manter a integridade das informações e com conteúdo final fácil de ser guardado. Além disso, há longevidade, pois a vida útil de um documento microfilmado é de aproximadamente 150 anos.
E quais as vantagens de utilizar a microfilmagem?
Mais do que reduzir a quantidade de espaço para guardar os documentos físicos através do processo de redução do volume dos arquivos, a microfilmagem possui outros inúmeros benefícios ao ser utilizada nas empresas.
Confira abaixo as principais vantagens:
1. Preservação e segurança da informação.
A microfilmagem possui duas formas de ser realizadas: a convencional e a híbrida. Na convencional os documentos são capturadas por meio de um processo fotográfico e transformados em imagens de documentos. Já a forma híbrida, ou eletrônica, ocorre a digitalização de documentos primeiro para depois microfilmar as informações através de um software de captura.
Ambos os métodos mantêm a integridade e a autenticidade das informações, apesar de a híbrida ter um grau mais elevado de segurança, pois elimina o risco de perda dos arquivos do acervo e evita a deterioração dos documentos por excesso de manuseio.
Além disso, com a microfilmagem não há riscos de adulteração ou fraudes dos arquivos, pois as informações não têm como ser editadas.
2. Maior economia de espaço e de custos
Com o processo de microfilmagem é possível ter uma maior otimização de espaço e se livrar de uma grande quantidade de documentos que ocupam espaços além do necessário.
Para se ter uma ideia da dimensão de economia, um único rolo comporta em média 20.000 páginas, o que equivaleria a 4 gavetas de arquivos.
Outro ponto a consideramos é o custo-benefício, uma vez que o procedimento de microfilmagem exige um baixo investimento e evitará gastos realizados com a guarda e manutenção dos arquivos físicos.
3. Validade Jurídica e durabilidade
O processo de microfilmagem é tão importante que possui uma lei própria aprovada desde 1968. A Lei da Microfilmagem (Lei 5.433/68) assegura a autenticidade da microfilmagem de documentos no país, ou seja, esse processo tem o mesmo valor jurídico que se possui o documento original.
Além de ter valor legal, os microfilmes possuem uma durabilidade garantida pelas normas ISO E ANSI e sua vida útil pode durar mais de 100 anos, o que é ideal para empresas que querem reduzir a papelada, mas precisa manter os arquivos por causa do tempo de vida de cada documento.
A microfilmagem ainda é um das formas mais seguras de armazenar seus documentos e manter a integridade da informação e está presente nos mais diversos setores.
Caso quera saber mais sobre essa metodologia e como aplicá-la ao seu negócio, entre em contato conosco!
Agende uma consultoria e descubra como a microfilmagem de documentos da Fábricainfo pode melhorar a segurança e produtividade da sua empresa!