Documentos Digitais na área da Saúde: As vantagens que este recurso traz para hospitais, clínicas e consultórios.

Falar sobre empresas ecológicas que conseguem diminuir a quantidade de papel nos setores é, normalmente, algo atribuído a empresas de setores como tecnologia, porém as empresas da área da saúde também podem se beneficiar desse modelo digital e com menos uso do papel.

E isso já pode ser uma realidade para alguns negócios da área da saúde, por exemplo, oito em cada dez estabelecimentos de saúde no Brasil possuem um sistema eletrônico para armazenar as informações dos pacientes.

Mesmo esses locais ainda se utilizando bastante de documentos físicos, já é possível ver uma saída para eles poderem diminuir o uso de papel e, assim, otimizar o uso da informação apenas de forma eletrônica.

Afinal, as anotações dos médicos já são feitas em formato digital, as consultas são confirmadas por e-mail e os dados de saúde são trocados entre profissionais de saúde eletronicamente.

E devido à portaria Nº 467/2020, editada pelo Ministério da Saúde após a pandemia do COVID, já é possível que hospitais e clínicas ofereçam consultas à distância, e que os médicos liberem atestados ou receitas médicas em meio eletrônico.

Porém, tudo isso apenas através da assinatura digital, o que também vai facilitar que todos esses documentos sejam guardados e gerenciados eletronicamente por meio de um software específico que permita o acesso das pessoas cadastradas.

Mas, quais são as reais vantagens para o setor de saúde ter documentos digitais?

✔ Adequação a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD)

O processo de digitalização é conhecido por trazer inúmeras vantagens e uma delas é a segurança e preservação das informações. 

Através das tecnologias utilizadas na digitalização é possível garantir que seus documentos, e os dados de todos os pacientes e funcionários, estejam seguros e de acordo com a LGPD que exige uma série de cuidados com o tratamento dos dados.

✔ Otimização do tempo e agilidade nos processos

Todos os documentos que você irá precisar estarão armazenados dentro de um único sistema, logo qualquer busca por informação se tornará mais prática e dinâmica, o que garante um menor tempo para a execução das atividades e mais competência no atendimento. 

✔ Maior eficiência e segurança nos processos

Através da digitalização, a eficiência dos setores de saúde aumentam, uma vez que ficará mais fácil gerenciar exames, prontuários e outros documentos importantes. Além de garantir que cada documento está sendo acessado por quem realmente tem permissão.

✔ Redução de custos e diminuição do uso do papel

Não será mais necessário um grande espaço físico para guardar os documentos uma vez que estes estarão disponíveis em um sistema de nuvem, isso diminui os gastos com impressão, manutenção e locação de espaço. 

Existem várias vantagens em digitalizar os documentos do setor de saúde que vão beneficiar, não apenas o próprio negócio, mas também os funcionários pacientes. E que a médio e longo prazo podem fazer toda a diferença para a rotina da instituição.

A Fábricainfo possui diversas soluções para gestão e digitalização de documentos, com sistemas avançados e equipamentos modernos.

Quer saber mais? Agende uma consultoria para mostrarmos a melhor maneira de te ajudar!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.