Indústria 4.0: Quais os benefícios e suas formas de aplicações nas empresas

Conhecida por alguns como Economia 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 trata-se de um conceito que recorre a tecnologias e da modernização para inovar os processos do negócio.

Apesar de o nome ser diretamente relacionado a indústria e fabricação, esse termo abrange as mais diversas empresas e os mais diversos setores.

De forma geral, podemos definir que esse conceito tem como objetivo tornar os processos mais autônomos, eficientes, seguros e otimizados. Além de permitir aumentar a lucratividade, diminuir perdas, custos e também a prevenir erros.

Para entender melhor sobre os benefícios da Indústria 4.0, suas aplicações nas empresas e como se preparar para esta transformação, basta acompanhar a leitura.

O que é a Indústria 4.0 e quais seus benefícios? 

A Indústria 4.0 atualmente possui várias definições e ramificações do seu conceito. 

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, esse modelo de negócio conta com estratégias e ideias relacionadas às inovações tecnológicas com objetivo de aumentar a produtividade e qualidade do serviço. 

Pode ser entendida também como um conjunto de possibilidades para usufruir da conectividade e todas as suas vantagens pois seu foco principal são redes inteligentes e autônomas de controle dos processos.

Por ser fundamentada na flexibilidade e na digitalização, a Indústria 4.0 agrega diversos benefícios ao negócio. Confira abaixo alguma dessas vantagens: 

Aumento da produtividade e agilidade: Com medidas que permitam processos mais otimizados e autônomos, o negócio se beneficia com a redução de erros, atrasos, aumento de velocidade, entre outros. Por isso uma das primeiras vantagens ao utilizar projetos na Indústria 4.0 é a melhoria de produtividade e agilidade.

Aumento da competitividade: Empresas que já estão investindo na Indústria 4.0 abrem uma margem competitiva diante dos seus principais concorrentes. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mais de 75% das empresas brasileiras não fizeram a migração para ferramentas tecnológicas da Indústria 4.0, o que faz com que as companhias que integram soluções tecnológicas nos seus processos saiam na frente diante do mercado e seus consumidores. 

Garante mais conformidade para a empresa: Com processos se tornando automatizados devido aos investimentos em tecnologia, sua empresa terá menos refações, equívocos e erros inerentes ao trabalho. Dessa forma é mais fácil cumprir normas e regulamentações vigentes, já que com a digitalização há como realizar rastreamento, busca e registro de dados com maior assertividade e precisão.

Diminuição de custos e desperdícios: Com a redução de erros e refações a empresa consequentemente diminui os gastos que teria com material para refazer o trabalho, que por sua vez também evita o desperdício de tempo, de produtividade e produção.

Melhor processamento de dados e mais segurança: Por fim, mas não menos importante, a Indústria 4.0 garante um melhor processamento de dados já que conta com soluções tecnológicas como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), Biologia Sintética, Sistemas Ciber Físicos (CPS) e outros garantindo assim mais segurança as informações e mais eficiência aos processos. 

E como aplicar esse conceito ao negócio?

Como podemos perceber, a Indústria 4.0 tem muitos atributos e bastante potencial para alavancar os resultados da sua empresa, e ao contrário do que alguns pensam, esse conceito é acessível para todos os tipos de negócio, independente do segmento ou porte.

E como pôr em prática esse modelo de negócio? Para aplicar esse método é necessário realizar integração de sistemas, automação de processos, armazenamento de dados em nuvem e até mesmo digitalizar seus documentos. Todas essas etapas são indispensáveis para que sua empresa tenha mais autonomia e eficiência graças as soluções tecnologias.

Para saber mais sobre como integrar modernização ao seu negócio, realize uma consultoria com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar.

Até mais!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.