Cinco benefícios da digitalização de documentos no Departamento de RH

O departamento de recursos humanos ocupa um papel importantíssimo nas empresas, sejam elas pequenas médias ou grandes. Este setor é responsável pela gestão do capital humano da instituição, atuando na parte administrativa e de condução dos colaboradores, sempre tendo a visão de crescimento a alcance as principais metas do empreendedorismo. Como ele está sempre cuidando de documentos de empregados, podemos dizer que eles têm que estar aptos a gerenciar todo o processo de guarda de arquivos.

A sensibilidade fica ainda maior, pois os documentos probatórios em caso de uma ação trabalhista devem ser guardados com segurança e de forma que atendam plenamente a legislação vigente, tudo isso em um curto prazo.

Já que estamos na era digital e é fundamental que este setor lide com a digitalização de documentos, vamos facilitar este artigo e citaremos os cinco benefícios da digitalização de documentos no departamento de RH.

Velocidade na busca

Com um bom programa de gerenciamento eletrônico de documentos, o setor de RH terá maior facilidade e velocidade quando for à procura de determinado documento.

Fácil armazenamento

Como o setor de recursos humanos trabalha muito com prontuários, currículos e folhas de pagamento, este programa garante que sejam armazenados em pastas inteligentes para que não se perca nenhum objeto.

Redução de impressões e diminuição de extravios

A tecnologia dá a possibilidade de economizar milhares de impressões em papel e os extravios ficam minimizados pela forma de armazenamento. Dessa forma, a organização acaba aderindo a uma prática sustentável internamente, ao imprimir apenas os documentos que exigirem assinatura ou autenticação em cartório, por exemplo.

Segurança dos dados

Os Data Centers, que são disponibilizados pelos sistemas, são rigorosos e capazes de bloquear usuários que tentem fazer quebras de senhas. Isso permite que o departamento de RH fique tranquilo quando o assunto é armazenamento seguro.

Possibilidade de integração com outros sistemas

O departamento de RH pode instalar um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos que permite a integração com outros sistemas utilizados pela mesma empresa. Assim, todos os empregados podem utilizar o sistema em várias outras máquinas.

Então agora é só começar a utilizar e facilitar seu trabalho e de toda a sua equipe quando o assunto for documentação de RH.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.