Compreenda sobre o que é um No-Break

Há algumas semanas, postamos uma curiosidade sobre a importância do No-break para os semáforos de Fortaleza, quando no último dia 21 ocorreu um grande apagão em todo o Norte e Nordeste do Brasil. Iremos abordar mais especificamente o que é, para que funciona e qual a importância de um No-Break. Fique atento!

Entendendo sobre No-Break

O no-break, também chamado de UPS (Uninterruptable Power Supply), é um equipamento elétrico que protege outros dispositivos alimentados por energia elétrica que estão conectados a ele.

Assim, o UPS mantém equipamentos ligados ao dispositivo nas situações onde a alimentação normal de energia é interrompida, reduzindo riscos como a perda de dados e desligamentos inesperados. Para isso, ele conta com baterias que suprem a demanda por energia nos casos onde o equipamento é acionado.

Deste modo, podemos dizer que a bateria, é o componente mais importante de um no-break para estes casos. Ela, de acordo com a quantidade, tipo, qualidade e capacidade, podem fornecer de minutos até horas de funcionamento, assim como ocorreu em Fortaleza, onde 180 semáforos ficaram ligados durante três horas.

Tipos de No-break

Os no-breaks são classificados em três tipos diferentes: No-break em standby (offline), interativo e online. Eles são caracterizados pela sua forma de funcionamento e a maneira como são acionados em casos onde ocorrem as quedas de energia.

· Offline

De todos os tipos, este é o modelo mais comum existente no mercado e, geralmente, mais barato. Sua atividade resume-se ao armazenamento de energia para evitar o desligamento brusco, que danifique o aparelho ou coloque em risco o trabalho em desenvolvimento. Por exemplo: se estou em um computador e, de repente, ocorre um apagão, meu No-break pode me dar, no mínimo, cinco minutos para que possa salvar o que estava fazendo e desligar o computador.

· Interativo

Este tipo possui as mesmas características do offline, mas com uma grande diferença. Este contraste trata-se do chamado AVR, que é o regulador automático de voltagem, onde sua função é o gerenciamento das variações da tensão da corrente elétrica. Traduzindo, ela irá garantir que a corrente elétrica não chegue ao aparelho e, consequentemente, gere pane.

· Online

Por último, os no-breaks online realizam todas as ações dos tipos anteriores, só que de forma mais controlada e técnica. Para entender melhor, os aparelhos que estão ligados a este no-break só recebem energia que passou pela bateria do no-break, estando devidamente adaptada à tensão perfeita daquele equipamento. Isso torna o aparelho essencial para equipamentos que precisam funcionar com perfeição, por isso requer energia mais precisa e confiável. Todavia, o processo de carregamento e utilização da bateria requer uma redução da mesma, aumentando seus custos de manutenção. Além disso, a precisão e o nível de controle necessário para o funcionamento do aparelho tornam-o muito caro. Por isso, ele é geralmente mais utilizado para equipamentos essenciais em hospitais, servidores e atividades de risco, como mineração e atividades submarinas.

Com isso, vimos que o no-break é essencial para que equipamentos de alta performance ou de atividades críticas funcionem de forma ininterrupta, mesmo quando há queda da energia elétrica da rede local.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.