Conheça algumas tecnologias de reconhecimento de imagem que podem lhe ajudar

A maioria das empresas e pessoas já utilizam algum sistema de digitalização de documentos. Mas, existem tecnologias complementares à digitalização, como por exemplo, o reconhecimento eletrônico de textos em imagens escaneadas ou fotografadas. Neste artigo falaremos de três delas: o OCR, ICR e OMR.

OCR (Optical Character Recognition) 

Permite a conversão de diversos documentos, como arquivos em PDF, imagens captadas por câmera digital, papéis escaneados, em dados que o usuário poderá pesquisar e editar através de um computador ou dispositivo similar.  E para que o OCR opere, é necessário usar um hardware que capture o texto que se deseja pesquisar, alterar ou editar.

Geralmente, a imagem digitalizada é medida de acordo com suas áreas claras e escuras, como em um processo binário. As áreas em preto serão consideradas caracteres, enquanto que as áreas brancas serão tidas como fundo. Uma das maiores vantagens deste software é que ele irá lhe garantir mais segurança, pois a empresa reduzirá os riscos de extravios de documentos. Uma curiosidade bem interessante é que um sistema OCR é capaz de ler 420 caracteres por segundo, com uma taxa de precisão média de 90%.

ICR (Intelligent Character Recognition)

O reconhecimento inteligente de caracteres é uma tecnologia mais avançada que o OCR. Ele é um sistema de reconhecimento que permite converter a escrita à mão, permitindo que as fontes e estilos diferentes de escrita sejam apreendidos pelo computador, com o objetivo de melhorar os níveis de precisão e reconhecimento. A maioria destes softwares tem um sistema de “auto-aprendizagem”, que atualiza automaticamente o banco de dados de reconhecimento para novos padrões de escrita. Vale ressaltar que eles podem alcançar 95% da taxa de precisão em escritas à mão legível em formulários estruturados.

OMR (Opticial Mark Recognition)

Uma aplicação típica do OMR é a correção automática dos cartões de prova. O OMR é um processo de tratamento de imagens digitais, que busca reconhecer marcas em formulários pré-impressos. Cada marca impressa é capturada e processada para vários fins. Este processo se dá por meio do scanner onde, através de um fecho de luz, cada ponto da imagem é capturado de forma digital. Esta tecnologia tem algumas vantagens quando utilizado. Eles são de confiança, rápido e de baixo custo, além de que um scanner de OMR é capaz de ler em qualquer lugar entre 1.500 a 10.000 formas de uma hora.

Agora que conheceu essas tecnologias, você poderá escolher alguma que pode ser aplicada ao seu trabalho ou ao seu dia-a-dia e aproveitar os benefícios oferecidos por elas.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.