Conheça cinco passos para ser referência em atendimento ao público

Um bom atendimento ao cliente, não depende apenas de e comunicar adequadamente com seu público, ser honesto ou tratar bem os clientes e usuários.

Essas atitudes são fundamentais, mas não são um diferencial, apenas uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso. Então como é possível se tornar um referência de bom atendimento?

Sabendo disso, reunimos cinco dicas para melhorar o atendimento ao seu público e atrair cada vez mais usuários para a sua empresa.

Entenda o seu público

É importante não só conhecer o seu público-alvo e suas preferências, mas entender seus comportamentos, expectativas e, mais importante, como a sua solução pode ajudar e facilitar na vida deles como um todo.

Perceba o que deixa seu público descontente, crie estratégias que possam combater diretamente esse ruído.

Quando se trata de um problema pós atendimento, a dica é: ouça e ouça muito! Garantir que a empresa entende o problema do cliente traz, inconscientemente, uma calma e um alívio do usuário diante de uma postura mais aberta e com maior aproximação.

Outra dica é se colocar no lugar do cliente: Quais seriam a suas dores e como você gostaria de resolvê-las? Pode ser meio óbvio, mas muitas vezes só percebemos o quanto é importante se preocupar com o atendimento ao cliente, quando somos o cliente.

A empatia é o que transforma uma simples escolha em uma fidelização e preferência de um cliente ou usuário.

Invista em políticas de Atendimento

Se as ações que serão tomadas pela empresa estão confusas ou contraditórias, isso passa uma sensação de insegurança e descaso. Por isso, utilizar regras e padrões bem estabelecidos, além de decisões tomadas a partir de processos, garante um atendimento mais estruturado, seguindo os princípios da empresa.

Sabe qual é o resultado de se utilizar uma política de atendimento? Melhoria na imagem da empresa, satisfação do usuário, redução de custos e lucratividade. Certifique-se de aplicar essa dica!

De fato, ninguém quer fazer parte de uma empresa que está no alvo de usuários reclamões a todo o momento, mas é preciso saber lidar com eles. Nada é pior do que uma pessoa contando ou compartilhando em redes sociais sobre suas experiências ruins.

Aqui a dica é investir em uma filosofia de serviço e tratar bem a situação problema, pois é uma ótima oportunidade de mostrar a qualidade do atendimento e seriedade. Assim, todo o mal entendido passará a ser interpretado pelo público como uma exceção.

Utilize uma comunicação S.C.O.T.

Sua comunicação deve ser baseada em 4 pilares: Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.

No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Além disso, perceber se a informação foi transmitida de forma que não confunda os usuários.

Fique atento: falar mais nem sempre significa passar mais informação. Ninguém espera buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é viável.

É importante, caso seja necessário, pedir um tempo para retornar depois com a resposta. O atendimento é o reflexo de sua empresa e sem segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe será prejudicada.

Desenvolva um Marketing de relacionamento

Manter um relacionamento positivo com o cliente a longo prazo: Isso vai muito além de oferecer apenas um bom atendimento ao público, é preciso ter um plus de vantagens para transformar as pessoas em fãs da sua empresa.

Estratégias em marketing digital podem ser grandes aliadas para ficar ainda mais próximo da sua audiência, seja para conquistar um novo cliente ou fidelizar os antigos.

Invista em marketing na sua empresa e, como consequência, você irá conhecer o seu consumidor. Só assim você vai conseguir atender de forma personalizada e ir muito além de apenas uma venda.

Invista em tecnologia a favor do usuário

Use sistemas de gestão de filas, autoatendimento, atendimento online, mobile, entre outros. Essas tecnologias já estão disponíveis e já são preferência entre os usuários.

Como exemplo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Croma Marketing Solutions, 60,4% dos brasileiros pretendem realizar suas compras com tecnologias de autoatendimento nos próximos três anos.

Além disso, o estudo também divulgou que para mais de 50% dos entrevistados, as tecnologias mais úteis serão: aplicativos (58%), autoatendimento (56%), novos meios de pagamento (57%) e visualização 3D (44%).

Entenda como a Fábricainfo pode te ajudar a otimizar seu atendimento.

A Fábricainfo oferece um sistema de atendimento ao público informatizado que é referência no mercado. Com essa solução, possível gerir todo o processo de atendimento ao cliente, desde a origem da necessidade de um serviço até conclusão do atendimento e avaliação da satisfação do usuário.

Além de oferecer toda a sistemática de gestão do protocolo com a inclusão opcional de todo o pessoal, equipamentos, software e metodologia de tramitação.

Usufrua de todos os benefícios, utilize um sistema que é referência no mercado público e privado, saiba mais sobre o nosso sistema de atendimento informatizado, entre em contato por aqui.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.