Conheça mais sobre o Blockhain e para que ele serve

Muitas empresas, em busca de deixar seus projetos seguros, tentam usar programas para evitar fraudes e visitas de hackers em seus sistemas. Dentre as várias tecnologias, está o Blockchain. Mas afinal, você sabe o que isso? Neste artigo, explicaremos o que é o Blockchain e o porquê da sua utilidade para as empresas e pessoas.

O que é o Blockchain?

O Blockchain é a estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registro de uma transação. Cada transação é digitalmente assinada com o objetivo de garantir sua autenticidade e que ninguém a adultere. Essa é uma inovação que está por trás da moeda digital Bitcoin.

Como funciona?

No Blockchain, as informações são armazenadas em blocos de dados. Cada bloco contém uma espécie de assinatura digital chamada “hash” – que funciona basicamente como uma impressão biométrica.

O hash é a garantia criptográfica de que as informações desse bloco de dados não sejam violadas. Quando um novo bloco é criado, além de ter um hash próprio, carrega-se o hash do bloco anterior. Essa é uma forma que, além de tornar as transações seguras, dificulta muito um ataque hacker, pois grava a cadeia de “hashs”.

Os dados de todas as transações são gravados em um tipo de pasta que nela estão abertas todas as informações do que ou quanto foi enviado para alguém, tendo apenas o endereço composto por letras e números em forma de código. Vale ressaltar também que essa rede conta com um grupo de máquinas – computadores e até smartphones – dando a possibilidade que cálculos matemáticos sejam feitos para que o hash seja válido.

Podemos dar um exemplo simples de como funciona o Blockchain. Se houvesse uma tribo com 100 pessoas e uma delas pegasse um item, imediatamente todas as outras seriam informadas. No próximo item pego, o estoque de toda a tribo estaria atualizado e seria verificado o estoque anterior. Se alguém burlasse, não conseguiria mudar nada, pois automaticamente seria detectada a fraude e o impedimento de realizar a operação, pois o histórico estaria com todas as pessoas da tribo.

Em que o Blockchain pode ser usado?

O uso mais comum do Blockchain está com as criptomoedas, como o Bitcoin ou o Monero. No entanto, a tecnologia também pode ser usada para diversas outras finalidades, como na validação de documentos – contratos, venda de imóveis ou troca de ações.

O Blockchain é a nova moda na área da tecnologia, existindo uma previsão do seu crescimento de forma exponencial nos próximos anos. Por isso, vale a pena aprender mais sobre o tema.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.