Entenda o que é a Criptomoeda, a revolução do mercado financeiro

A tecnologia, todos os dias, nos surpreende com seu crescimento. Celulares, computadores, entre outros aparelhos, se modernizam rapidamente. Mas você sabia que existem tipos de moedas virtuais e criptográficas que asseguram você em transações financeiras e não passam por instituições bancárias? Neste artigo, falaremos sobre a criptomoeda, um serviço que poderá ser muito útil para todas as pessoas.

O que é Criptomoeda?

Como já dito, a criptomoeda é uma moeda eletrônica dita como segura e que possibilita segurança em compras e vendas pela internet. Da mesma forma que a moeda tradicional possui números de série em seu interior, a criptomoeda também utiliza códigos ainda mais difíceis, supostamente capazes de impossibilitar que um indivíduo a adultere. A mais conhecida entre este tipo de moeda é a Bitcoin, que pode ser transferida de pessoa para pessoa sem passar por bancos ou intermediários. Existem muitas criptomoedas: Aeon, Auroracoin, Dash, Digitalnote, Ethereum e Mastercoin, dentre outras.

Como adquirir?

Primeiramente é preciso que se cadastre e transforme dinheiro real em moeda virtual. Existem cerca de dez corretoras especializadas neste processo no Brasil. A cotação se dá como na moeda tradicional. Outro processo de aquisição é a mineração de bitcoins, onde você usa processamentos de computadores para validar as transações e acaba sendo recompensado por esse procedimento.

O custo para adquiri-las varia muito. As corretoras cobram entre 0,3% e 0,7% sobre o valor da operação. Através da tecnologia Blockchain, um conjunto de extratos fica compartilhado entre todos os usuários do serviço, tornando a moeda digital ainda mais confiável, fazendo com que a falsificação seja quase nula.

Benefícios

Com este tipo de moeda, as empresas poderão agilizar seus recebimentos e pagamentos. Vale dizer também que com ela é possível transferir dinheiro na rede sem ter que pagar tarifas que cobram os bancos e outras instituições.

As criptomoedas prometem uma revolução no mercado e na economia mundial, o que de fato já começa a ocorrer. A partir de agora, alguns desafios terão que ser superados, como a regulação monetária e a confiança do empresariado e do consumidor. Vivemos nos últimos tempos uma disparada nos preços da criptomoeda, então logo veremos se ela terá sustentabilidade ou se não passa de uma bolha. Aguardemos, então, as cenas dos próximos capítulos.

Boa semana a todos!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.