Qual o melhor meio para guardar arquivos de backup?

Com o crescimento do vírus ransomware, que desarmam todos os dados no disco dos seus arquivos, surgem métodos que fazem com que estes seus documentos fiquem protegidos de ataques cibernéticos. Um método que muitas empresas trabalham é o backup, que protege seus dados não só contra vírus, mas também contra defeitos no hardware, problemas no sistema e tantos outros imprevistos que podem corromper ou destruir suas informações. Com base nisso, listaremos algumas soluções que atendem melhor a você. Então, confira opções de backup que vão te ajudar no sigilo de seus arquivos.

Pen Drive

Um dos mais usados pelas pessoas, este dispositivo é adequado para backups de poucos arquivos ou para aqueles que tenham de ser atualizados com certa freqüência, como documentos e planilhas. Além de ser disponível em várias capacidades como 16 GB ou 32 GB, o pen drive é menos sujeito a erros e é portátil. Contudo, é necessário que saibam que o pen drive não é tão rápido quanto outras opções e seu custo por gigabytes fica alto em modelos de grande capacidade.

Nuvem

Além da conveniência, a pessoa que usa a nuvem também tem disponibilidade de acesso e com custos diferentes. Recomenda-se o uso da nuvem para ter uma cópia extra de arquivos em que você está trabalhando ou que mudam com muita freqüência. Outro aspecto importante é que backups de longo prazo e de arquivos maiores, como fotos e vídeos, não funcionam bem na nuvem.

Disco Rígido Externo

O HD externo é o indicado para quem precisa armazenar grandes quantidades de informação e não é atendido por apenas um pen drive. Tem um custo por GB atrativo e seu uso é conveniente e rápido. Vale ressaltar que além da portabilidade, com o HD externo, você terá capacidade de armazenamento e preços mais baratos.

NAS (Network Attached Storage)

Dentre diversos dispositivos para backup, o NAS é o mais usado nas empresas, pois eles são usados para quem trabalha com muitos arquivos. O NAS é ideal para escritórios ou quem trabalha com fotos e vídeos e quer armazenar dados para arquivamento, mas ainda pode precisar deles com freqüência. Opções de RAID garantem mais desempenho que discos externos comuns. Outro fator é que o custo desta solução começa de R$ 700 e vai até onde o seu orçamento permitir.

Um ponto positivo da NAS é que ela fica conectada à rede para ser usada por vários computadores, além, é claro, de oferecer espelhamento para evitar perda de dados com falhas de disco. Vale dizer que existem outros tipos de soluções para backup como blu-ray, DVD e cartão de memória, contudo, essas quatro alternativas são as mais utilizadas e com maior credibilidade.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.