Perigo: Conheço os riscos de armazenar seus dados em um servidor de arquivo local

A rotina administrativa de uma empresa envolve um alto fluxo de dados e documentos, onde muitos desses dados são armazenados em servidores de arquivos. Algumas empresas optam pelo uso de um servidor local, que apesar de ser um ótimo método de armazenamento é preciso ficar atento para alguns riscos.

O servidor de arquivos local é um equipamento feito para armazenar e disponibilizar dados para uma determinada rede de computadores. Geralmente é onde ficam todas as informações a respeito da empresa, assim como todos os arquivos que precisam ser compartilhados entre os membros da equipe.

Quais os riscos da utilização de um servidor de arquivos local?

Alto custo com hardware e manutenção

O valor gasto com infraestrutura está diretamente ligado ao tamanho do fluxo de dados dentro da empresa. Em outras palavras, quanto maior a quantidade de usuários que irão compartilhar a mesma rede de dados, maior será o investimento em hardware para criar um servidor de arquivos eficiente.

Além disso, para obter o resultado esperado é necessário investir em pessoal qualificado. É essencial a contratação de uma equipe de T.I que, por sua vez, ficará responsável pela instalação, cuidado e manutenção do servidor.

Backup sujeito a danos

Um erro comum, mas que pode custar muito caro, é o abito de algumas empresas em decidir usar apenas os servidores locais como método de backup. Dessa maneira seus arquivos estarão sujeito a danos como incêndio, enchentes, roubo ou qualquer outro acidente.

Em caso de qualquer dano ao equipamento, todos os dados armazenados podem ser perdidos e em alguns casos nunca recuperado.

Falhas técnicas

Além do risco de perda de informações, falhas nos servidores podem comprometer o funcionamento e fluxo de atividade da sua empresa. Atividades que exigem um bom funcionamento do servidor podem ser inviabilizadas em casos de problemas técnicos.

Atividades como consulta de dados e compartilhamento de informações, por exemplo, podem ser interrompidas em casos como esse.

Medidas de segurança

Se você opta por um servidor local, deve estar ciente que as estratégias de segurança ficarão por sua conta. Todas as regras de permissionamento deverão ser devidamente configuradas para que nenhum documento confidencial seja comprometido. E medidas de proteção contra possíveis invasores, assim como sistemas de antivírus deverão ser providenciados.

A solução ideal

Os riscos do armazenamento de dados em servidores locais incentivaram a criação de alternativas, como por exemplo, o servidor de arquivos em nuvem.

Com a solução, ao invés de seus arquivos serem guardados em uma máquina física, são realocados para uma maquina virtual que garante mais segurança, backups protegidos, além de diminuir consideravelmente os custos com montagem e manutenção dos hardwares.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância dos servidores, analise a forma de armazenamento de sua empresa, avalie possíveis riscos. Talvez, servidor de arquivos online seja uma ótima solução para otimizar sua rotina administrativa, evitar danos aos documentos empresariais e melhorar seus resultados.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.