Porque o setor de RH precisa se digitalizar?

Apesar dos diversos recursos tecnológicos que tem ajudado a maioria dos profissionais no ambiente de trabalho, o RH, culturalmente, caminhou em passos mais lentos do que outros setores com a utilização das novas mídias.

Todavia, esse contexto está mudando rapidamente, e os profissionais de RH tem caminhado na direção da digitalização. Segundo dados da Consultoria Deloitte deste ano, 56% das empresas que foram pesquisadas estão transformando seus programas de recursos humanos para alavancar o uso de ferramentas digitais e, assim, modernizando o setor. Seguindo esta linha, explicaremos e listaremos alguns benefícios do porque o setor de RH precisa se digitalizar.

Descentralização de atividades burocráticas

Com as soluções digitais, os processos serão otimizados. Isso porque o RH pode ajudar na descentralização de atividades burocráticas. Por exemplo: ao disponibilizar uma solução de autoatendimento, o colaborador não precisa entrar em contato com o RH para requerer documentos simples como, talvez, um comprovante de rendimento.

Aumento de produtividade

A modernização influencia diretamente a produtividade dos profissionais de recursos humanos, com itens como a avaliação analítica, auditoria de documentos e gestão digital de prontuários.

Armazenamento de documentos

Um fator importante da digitalização diz respeito ao armazenamento de documentos. Quer dizer, quando os prontuários são arquivados eletronicamente, o RH mantém uma pasta eletrônica sem depender de grande estrutura física. Além de lucrar com o gasto menor de armazenamento, o processo de digitalização também dará mais segurança ao setor, uma vez que não estão mais sujeitos a desastres e perdas. Vale ressaltar que a visualização dos dados do colaborador somente pode ser feita por autorização, mediante a senha.

Com estes benefícios, seu setor de RH deve caminhar junto com a tecnologia e aderir às novas práticas digitais, sob pena de ficar obsoleto e trazer perdas para a instituição.

Até mais!

Naje Cavalcante

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.