O que é e quais os benefícios da Tramitação Eletrônica?

Muitos órgãos públicos usam a tramitação eletrônica para melhoria em seus processos. Segundo o Decreto nº 8539, de outubro de 2015, ela dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Mas você sabe o que é tramitação eletrônica? Não se preocupe, pois o artigo de hoje vai fazer com que você possa entender o real significado e as vantagens que ela proporciona.

O que é tramitação eletrônica?

Para que você entenda melhor, a tramitação eletrônica consiste na movimentação de documentos de forma eletrônica. Quer dizer, este sistema consiste na transferência da gestão de documentos e de processos eletrônicos físicos para um meio virtual.

Ela traz vários benefícios, como por exemplo, aumento da produtividade, eliminação de papel, aumento da segurança, etc. Ela é maior trabalhada em processos listados nas pautas de julgamentos. Assim, detalharemos alguns benefícios que a tramitação eletrônica pode te oferecer. Confira:

Melhor transparência

Para que a tramitação eletrônica fique ainda mais importante, a lei 12.527/2011 normatiza o acesso a informação e estabelece quais processos administrativos são considerados sigilosos e imprescindíveis à segurança da sociedade ou Estado. Com os documentos em tramitação online, o acesso às informações é facilitado e fica mais rápido, além de tornar mais transparente o acompanhamento de documentos que tramitam nos órgãos públicos.

Economia e sustentabilidade ambiental

Com a tramitação eletrônica, há uma redução significativa com os custos com papel, impressão, transporte e espaço físico. Quer dizer, já se sabe que aquele espaço foi reduzido graças à redução dos documentos. Desta forma, não é necessário que em reuniões nos órgãos, por exemplo, não sejam mais rodeadas de papéis. Basta uma simples máquina capaz de ter tudo aquilo digitalmente.

Além da economia já dita, a sustentabilidade ambiental é outra vantagem quando se utiliza a tramitação eletrônica, isso, pois, a desmaterialização dos processos moderniza e torna a gestão pública mais eficiente, além de investir na tecnologia, outro fator importantíssimo.

Segurança

Em se tratando da segurança dos documentos, as assinaturas devem ser obtidas por meio de certificado digital emitido pela Insfraestrutura de Chaves Públicas (ICP), que exige a utilização destas assinaturas para garantir ainda mais autoria, com validade jurídica.

Por fim, podemos ver que a tramitação eletrônica gera muitos benefícios, garantindo uma melhor credibilidade em seus negócio e processos.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.