Quais as vantagens da computação em nuvem?

Hoje a nossa vida está cada vez mais portátil pelo uso dos celulares, com isso podemos acessar documentos e sistema de qualquer local. O local de armazenamento desses dados e aplicativos é a chama “nuvem”. Abordando este tema, falaremos sobre algumas vantagens e benefícios da computação em nuvem.

Mas afinal, o que é a computação em nuvem?

A Cloud Computing, como é chamada a computação em nuvem, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares e a execução de diferentes tipos de tarefa de internet. Sendo assim, esse sistema veio para abandonar as instalações de aplicativos nos dispositivos eletrônicos, aderindo, assim, ao armazenamento de dados em uma rede. Vale ressaltar que com o serviço online, já é possível utilizar ferramentas virtuais e salvar projetos e documentos.

Quais as vantagens?

Como já dito, a computação em nuvem pode trazer vários benefícios para todos que a utilizam. Deste modo, citaremos algumas vantagens para que você comece a usufruir ainda mais dela.

Uso de espaço de terceiros com segurança

Quando utilizada em uma empresa, uma das primeiras vantagens que se pode obter é a memória livre. Mas, como assim?

Acontece que todos os arquivos, dados, etc, são armazenados diretamente em um servidor externo, o que evita que a memória do seu servidor interno como computador ou notebook fique cheia.

Do online para o offilne

Muitas destas ferramentas possibilitam que o usuário também possa acessar os dados e as informações salvas no offline. Basta que os arquivos sejam salvos nesta parte, sendo que não seja mais necessário ter internet para acessar uma plataforma de Cloud Computing.

Pode-se usar em qualquer lugar ou momento

No Brasil ou no Japão, você pode acessar seus dados e arquivos no momento em que desejar. De várias vantagens, talvez essa pode ser uma das mais positivas. Para que a computação em nuvem seja feita desta forma, é necessário apenas acessar a ferramenta, digitar login e senha e, em seguida, todos os seus arquivos estarão visíveis, mesmo à distância.

Por fim, podemos dizer que aqui no Brasil este meio está crescendo por conta de muitas empresas que aderem ao Cloud Computing. Segundo dados de 2017 da Locaweb, a tecnologia aumento 20% apenas no primeiro semestre, comparado ao mesmo período do ano de 2016. Isso significa que o resultado é positivo, principalmente para as empresas.

Com esta tecnologia, não resta dúvidas que sua empresa não irá se preocupar com problemas futuros, já que a computação em nuvem pode armazenar o que quiserem.

Posted in Artigos

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.